sexta-feira, 22 de abril de 2011

Indícios dadaístas manifestam-se no primeiro filme de RENÉ CLAIR , "Paris que Dort" (1923) que, com referências aos primeiros truques franceses, contava a história de um cientista louco que congelou o tempo em Paris. Ainda mais extravagante,"Entr'act" (1924) conta com o roteiro de Francis Picabia, trilha sonora composta por Erik Satie e inspirado em Mark Sennett. Entreato, como o próprio nome diz, foi criado para ser projetado no intervalo das duas partes do escandaloso balé Relâche, concebido pelo próprio Picabia cujo título significa "não há encenação hoje". Com imagens sucedendo-se em uma relação não causal e sem nenhuma lógica, o filme mostra desde ângulos inusitados de uma bailarina barbuda e ritmos frenéticos de um funeral até balões infláveis soltos no ar e imagens de Man Ray e Marcel Duchamp jogando xadrez, com panorâmicas tão rápidas que se reduziam a manchas disformes na tela. Planos agressivos e propositalmente desprazerosos caracterizam esta comédia de perseguição de um artista que, no final, faz desaparecer todas as personagens, inclusive ele próprio.

Do ponto de vista dadaísta, eles conseguiram seu objetivo na noite de estréia do filme, já que a platéia se dividiu entre aqueles que reagiam com furor vaiando e xingando e aqueles que aplaudiam encantados com o filme. Seu alvo era mesmo o de provocar o público e escandalizar a burguesia francesa, assim como escandalizou posteriormente as cidades de Londres e Nova Iorque.

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